Ligue-se a nós

Geral

Comissão aprova projeto que cria programa de apoio ao setor cultural após pandemia – Notícias

Publicado

em

img20211007140726663-768x512.jpg

17/11/2021 – 11:19  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Jandira Feghali: “O texto é louvável e converge com a Lei Aldir Blanc”

Anúncio

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2627/21, que determina ao poder público a criação do Programa Reflorescer da Cultura, com medidas para reaquecer a atividade cultural no período pós-pandêmico.

A proposta recebeu parecer da relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “O texto é louvável e converge com o previsto na Lei Aldir Blanc, perenizando alguns de seus aspectos no ordenamento jurídico”, disse Feghali. Aprovada por iniciativa do Congresso Nacional, a lei previu medidas de apoio ao setor cultural durante a pandemia.

Pelo texto aprovado, o programa será criado logo após o fim da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, com as seguintes diretrizes: fortalecimento da identidade cultural regional, respeito à diversidade cultural, resgate e promoção das manifestações tradicionais e recuperação das atividades culturais sob risco de extinção.

Anúncio

O projeto, do deputado André Figueiredo (PDT-CE) determina ainda que o Programa Reflorescer da Cultura deve contemplar atividades de caráter gratuito, entre as quais apresentações públicas, promoção de eventos, oficinas e concursos culturais. Os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com a União para fins de adesão ao programa.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker

Anúncio

Fonte: Agência Senado

Anúncio

Comentarios

Mais Lidos